sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Câncer de mama.






  1. Campanha Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama

    Outubro é o mês do combate ao câncer de Mama




  2. O câncer de mama é uma doença que já provocou cerce de 7 milhões de morte no mundo, sendo cerca de 10 mil por ano apenas no Brasil, além disso, 25 milhões de mulheres no mundo inteiro receberão o diagnóstico de câncer de mama nos próximos 25 anos.




  3. Em virtude disso, o mês de outubro deste ano, foi designado mundialmente para lutar contra essa terrível doença. Em todo o mundo diversas atividades irão ocorrer para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença.




  4. O alerta é importante, pois de acordo com a American Cancer Society em torno de 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem por causa dela. Segundo ainda Dr. Maira Caleffi presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama), os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030, principalmente aquelas de países subdesenvolvidos.




  5. No Brasil, segundo pesquisa Datafolha de abril de 2009 em parceria com a FEMAMA os resultados não foram nada positivos;uma vez que apenas 17% das entrevistadas procuraram algum especialista devido a suspeita da doença e que 6% citaram a ultra-sonografia e toque do médico como exame.




  6. Tudo isso é fruto da falta de informação e pelas mulheres acharem que nunca correrão riscos. Outras causas vêm da pouca iniciativa de profissionais de saúde em favorecer a decisão das pacientes quanto à mamografia ou da ausência de recursos públicos. Mais de 31% das mulheres nunca fez a mamografia, especialmente as que dependem do sistema publico de saúde, afirma a Dr. Maira Caleffi. A fragilidade presente no sistema público de saúde fica evidente em uma pesquisa realizada pela BBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama ), onde a diferença entre o diagnóstico feito em hospitais públicos e privados é grande; 36% das mulheres atendidas nas unidades públicas, ao serem diagnosticadas, apresentam tumor em estágio avançando, contra apenas 16% das particulares.


  7. Com todos esses dados alarmantes, é preciso realmente fazer um trabalho para conscientizar as mulheres. Em virtude disso, surgiu a idéia do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”. O movimento que se iniciou mundialmente no dia 5 de outubro, traz diversos monumentos e principais pontos das cidades mais importantes do mundo, como Sidney (Austrália) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) com iluminação cor-de-rosa (cor da campanha) para alertar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama. O Brasil participa da campanha deste de 2008, e este ano além dos monumentos iluminados, outras ações serão realizadas nas principais cidades do país, como shows, palestras e oficinas.

    Mas, a principal ação da campanha é uma van, chamada de Rosamóvel. Ela percorrerá as principais capitais do país como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR) com objetivo de chamar atenção para a importância dos exames e do auto-exame de mama para se diagnosticar a doença precocemente. Fazendo-se isso, as chances de cura são maiores. A prevenção e o exame precoce salva vidas desta doença que mata em torno de 10 mil mulheres por ano no Brasil.Heloisa Pereira OliveiraEquipe de Redação Portais da Moda Departamento de Saúde
É galera vamos espalhar isso para que todas as pessoas principalmente NOS MULHERES
TOMAMOS CONCIENCIA DE QUE DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE.
Desejo um lindo final de semana para todas apesar do tempo nublado..rsrs.

Suas Mensagens